segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Semana 2 e 3







Segunda e terceira semana se passaram, e com elas experiências incríveis, atividades, esportes, apresentações, estudos, workshops, entretenimento, passeios, contatos...





Preciso começar dizendo que tenho notado costumes diferentes, em que a luz do foco não está voltada somente à prática das atividades mas naquilo que a envolve, nos seus atos que a antecedem e sucedem, nas reflexões. Outra coisa são os hábitos de trabalho que estamos desenvolvendo, ou seja, somos responsáveis pela escola, responsáveis de fato, seja para a prepararação dos ambientes para eventos ou para transporte de objetos de um prédio a outro, todos são convocados a colaborar, e com isso, Equipe tem sido uma palavra muito forte, cumplicidade mútua, responsabilidade, deveres. A cada semana são formados grupos de alunos para a limpeza de cada espaço, corredores, banheiros, cozinha etc. (essa semana que passou eu estivo no grupo dos "heróis da limpeza" do 2 andar).





Neste lugar temos tempo para pensar não somente no que temos vivido, mas no que queremos viver, no compartilhar dos momentos de nossas vidas, e em sua organização para desfrutá-la. Em vários momentos aqui tenho sentido essa energia, tentado extrair das simples tarefas ou esportes o espírito do qual realmente seres humanos são providos, amor e amizade. Comportamentos e Sentimentos como estes eu já tenho adotado e sentido em minha vida, mas aqui estes momentos são claros e evidenciados, uma disseminação de bons ensinamentos, professores e professores, professores e alunos, funcionários e alunos, etc. Este tipo de relação trabalho e compromisso, trabalho e lazer me lembra muito uma citação de que gosto muito, que eu realmente tenho adotado e feito disso verdade e espelho: " O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo o que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente."










Nestes 2 primeiros meses optei por 3 modalidades, que são Triathlon, Futebol e Caiaque. Começando pelo Triathlon, tivemos nosso primeiro contato com o professor logo na primeira aula da manhã, apresentações e orientações sobre onde e como retirarmos nossas bicicletas para as aulas, e também fomos informados do teste que faríamos na sexta: 400m de natação, 18km de bike e 4km de corrida. Na natação já estou sabendo que minha querida amiga e companheira de SESC, Daniela Jabur, disse: - Ele virou homem pedra na piscina!, pois foi isso mesmo Dani, mal demais, hahaha...de 15 pessoas eu fiquei em 12, mas o Clube da Corrida e as aulas de Ciclo tem me feito bem, na bike eu recuperei o tempo perdido na natação, e na corrida ainda mais...no final acabei em 4.





No Caiaque fizemos a primeira aula na piscina, já na segunda fomos pro lago que fica ao lado da escola, muito bacana. Os professores nos mostraram as técnicas de controle, no começo um pouco difícil, mas depois todos pegaram o jeito. Na sexta fomos para o mar, passamos 5 horas remando com uma pausa pro lanche, momentos realmente únicos.





Neste sábado, dia 04, joguei um torneio de futebol fora da escola, montamos 2 times, um chamado Den-Sil e outro Bra-Mark, eu joguei no primeiro. Os jogos foram no centro de treinamento do Viborg FF, time da cidade, em grama sintética, 2 grupos de 6 times, todos contra todos, depois semifinal na sequência, a obrigatoriedade era que cada time tivesse pelo menos um estrangeiro. Ganhamos todos os jogos, e no dia 26 vamos jogar a final no estádio, pelo que tenho visto vai ser uma festa legal, o pessoal está animado, montando torcida e até coreografia com bandeiras do Brasil e da Dinamarca.


Também neste sábado, mas a noite, aconteceu uma festa em que várias gerações de alunos se encontram para celebrar juntos, cantar, dançar, reencontrar amigos, uma festa muito bonita, com depoimentos que diziam desde a importância do lugar na vida de algumas pessoas, pelas amizades conquistadas, ensinamentos e dificuldades até desejos de retornar para uma nova temporada. Muitos antigos professores estiveram presentes e vários deles conversavam abertamente, como a Sra. Mayanna, que muito simpática até me convidou a visitá-la em sua casa, que fica próxima da escola.



Tudo tem sido fascinante...





Pra vocês meus amigos, beijos e abraços cheios de saudade.

7 comentários:

  1. Grande Xaráaaaa,parabéns as fotos estão lindas...,depois coloque a foto do troféu de campeão...rs.
    E treina mais na piscina,quem sabe vc muda do estagio pedra para o estagio madeira...rsrsr
    abraços
    Xarazinhooo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Matheus! Que coincidência! Estava eu na internet planejando minha próxima viagem a Viborg e puxei no google "trem de copenhagen para viborg" e, qual não foi minha surpresa quando apareceu o seu blog!
    Estou muito feliz por vc estar aí, será uma experiência maravilhosa (eu estive em 2005), pra vc guardar pra sempre com muito carinho. Espero poder manter contato, te adicionei no Facebook.
    Beijos e até mais!!

    ResponderExcluir
  4. Oieeeee....Saudades de você!!!
    Nossa!!!!
    Tudo muito lindo...as fotos e as suas palavras.
    Fique com Deus.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ôoooo Meu querido amigo,saudades de vc...,como andam as coisas por ai?...,espero que bem...
    grande abraço
    Mateusinho

    ResponderExcluir
  6. oI AMIGO, SAUDADE DE VC, EU ADOREIII AS FOTOS ,ESTA MARAVILHOSA....BJS

    ResponderExcluir